Contato:
+55(21)99157-8504
Email:
contato@abrapabr.org.br
Português English

Portifólio

Nossos principais projetos

Fio Condutor
Fio Condutor Pedagógico

O presente trabalho tem como objetivo a criação de uma estratégia neuro‑pedagógica para o desenvolvimento de games inteligentes como instrumento de aprendizagem, visando promover o desenvolvimento dos estudantes levando‑os à metacognição. Esse instrumento foi construído durante três anos de pesquisa com estudantes do segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio que vivem em áreas de alta vulnerabilidade social, em Costa Barros, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

Oficina Narrativa
Oficina Narrativa

Letramento, codificação e decodificação na gênese da escrita e da sociedade. O presente trabalho consiste no relato de experiência de oficinas Narrativas oferecidas aos alunos de ciclo básico. Buscou‑se o povoamento do imaginário, letramento nos mais diversos gêneros literários, desenvolvimento e aprimoramento do código de escrita e leitura pois é sabido que a compreensão dos princípios de codificação e decodificação são importantes para o desenvolvimento global cognitivo.

Psicomotricidade
Psicomotricidade e Literatura Infantil

Modelo para habilitar as competências narratológicas por meio da psicomotricidade e literatura infantil. O trabalho apresenta instrumentos para possibilitar, desde a educação infantil e ensino Fundamental I, quesitos básicos do pensamento narrativo, para que um letramento efetivo aconteça e sejam minimizados os índices de analfabetismo funcional.

Design Metacognitivo
Design Metacognitivo na Educação

Desenvolvimento de interface natural no EaD para o protagonismo do estudante. É latente a busca pela mudança da educação convencional. Cada dia mais as plataformas digitais têm se inserido nos modelos de ensino, de forma a tentar atender as demandas da geração millennial.

Modelo Operacional
Modelo Operacional Automático para Detecção de Padrões Lógico‑Linguísticos na Programação

A baixa qualidade dos programas na maioria das vezes advém da dificuldade de entender a abstração dos problemas, a qual depende da condição cognitiva do desenvolvedor. Portanto, tal dificuldade é um desafio no aprendizado e essencial no desenvolvimento e na qualidade do software.

Fonoaudiologia
Fonoaudiologia Computacional: Habilitação Lógico Metaprocessual de Fonoaudiólogos em Formação Profissional

A proposta da formação metaprocessual direcionada aos Fonoaudiólogos aproxima o ambiente tecnológico do ambiente da saúde/educação.

Para mais conteúdo assine nossa newsletter