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Os games inteligentes são elaborados segundo os aspectos metacognitivos inconscientes que devem ser desenvolvidos na criança. Funções cognitivas, linguagens-código, canais lingüísticos ÁUDIO-VISUAIS, processos-tarefa, níveis semióticos e número de elementos imagéticos e sonoros, fazem parte do affordance dos games. Há uma grande diferença entre os jogos didáticos e os jogos metacognitivos, já que os últimos permitem que a criança dê um salto metaprocessual em que o game serve para a evolução da criança, embasado em um forte alicerce teórico. Os games metacognitivos têm como objetivo o aprofundamento da pesquisa sobre a imagem E DO SOM no processo de como o cérebro aprende, isto é,como a cognição humana funciona.
Um exercício de indissociabilidade na graduação e pós-graduação – como princípio norteador da qualidade da produção universitária proporcionando aos estudantes da equipe executora do Projeto uma experiência única de vivenciar simultaneamente as relações entre ciência e realidade social, e por outro, contribuir para a reflexão e a (re)construção de conceitos e valores em suas práticas pedagógicas, numa perspectiva mais dialogal e criativa, a fim de ressignificar seu processo de ensinar-aprender enquanto educador;
MODELO PARA HABILITAR COMPETÊNCIAS NARRATOLÓGICAS POR MEIO DA PSICOMOTRICIDADE E LITERATURA INFANTIL - Diante dos altos índices de analfabetismo funcional que chegam a 30% da população brasileira entre de 15 a 64 anos, é que se propõe um modelo de caráter preventivo para melhorar o nível de letramento desde a educação infantil e Fundamental I. O Eixo escolhido foi a narrativa por estar em contextos sociais, políticos e educativos, fazer parte da história da humanidade e ser uma habilidade concreta da criança se comunicar, criar e pensar, três finalidades educativas essenciais na prática psicomotora Aucouturier, que entra como aparato desse estudo juntamente com a literatura infantil. Tanto a literatura quando a psicomotricidade possibilitam povoamento do imaginário, o desenvolvimento de sua personalidade, do espaço e do tempo, bem como despertam suas emoções e sentimentos de forma significativa, reflexiva e prazerosa. Esses são um dos fundamentos básicos para o pensamento narrativo, que não existe sem essa capacidade representativa e simbólica da criança.